Aromaterapia. O poder dos óleos

Os cheiros, assim como têm o poder de ativar memórias e fazer as pessoas lembrarem-se do passado, eles podem atuar em outras áreas relacionadas aos sentimentos. Por isso, a aromaterapia, que utiliza princípios ativos de plantas medicinais aromáticas para equilibrar o corpo e a mente, é uma alternativa de tratamento para diversas doenças, como estresse, rinites, dores de cabeça, cansaço, dores musculares etc.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) avaliou a eficácia da aromaterapia na diminuição dos níveis de estresse. O estudo foi feito com 36 estudantes de cursos da área da saúde entre 18 a 29 anos. Desse total, 18 receberam o tratamento, realizado em sete sessões de dez minutos de inalação de uma mistura de óleos essenciais, e 18 não. No primeiro grupo, houve redução de 24% no nível de estresse e de 19% na ansiedade e no segundo, houve redução apenas no nível de estresse, 11%.

O método faz uso de óleos essenciais, óleos vegetais e essências sintéticas. Os essenciais são aromas destilados retirados da natureza que agem terapeuticamente, porque desempenham uma função na memória olfativa do paciente. Os vegetais são usados para diluir os essenciais que precisam ser suavizados. Já as essências sintéticas, que imitam as naturais, podem causar bem-estar, mas não servem como tratamento.

Em Brasília, o Mundo dos óleos oferece uma variedade de óleos com o intuito de auxiliar a tratamento de dores e, diminuir o uso de medicamentos. E, por ser especialista tanto na venda como no armazenamento deles, o recomendável é, aliar o tratamento médico ao poder dos óleos, mantendo-os em vidros escuros, que preservem o perfume por mais tempo, e em potinhos, pois em contato com o ar, eles oxidam e perdem a validade.

 

Mundo dos Óleos

Endereço: CLSW 504 Bloco “B” loja 46 – – Sudoeste – Brasília-DF

CEP: 70.673-642

Telefone: (61) 3028-1447